Você é o sal da terra? 🧂

O que é o sal da terra dito por Jesus em Mateus 5:13?

O que é o sal da terra afinal de contas? Em seu famoso Sermão da Montanha, Jesus diz que os fiéis são como o “sal da terra” (Mateus 5:13). Hoje essa frase é entendida como uma pessoa honesta, verdadeira e capaz de suportar as adversidades, assim como o sal. Mas qual era realmente o significado dela quando foi dita há dois mil anos, originalmente em hebraico?

Um conservante natural.

Jesus chamou seus seguidores de “o sal da terra”, mas os relatos bíblicos não explicam o significado dessa famosa expressão.

Assim como hoje, nos dias da Bíblia o sal era usado para temperar e evitar que os alimentos se deteriorassem no clima quente de Israel. Jesus estava dizendo a seus seguidores para se comportarem moralmente a fim de melhorar a qualidade e conservarem a bondade do mundo que os cercavam.

Uma aliança de sal.

Devido às suas capacidades protetoras, o sal se tornou um símbolo de integridade. O sal era adicionado a todos os sacrifícios no Templo (vide Lv 2:13), e também era uma parte central das refeições cerimoniais servidas para selar pactos, conforme visto na aliança que Deus fez com Davi (2 Cr 13:5).

A Bíblia se refere a este tipo de aliança inquebrável como uma “perpétua aliança de sal”, brit melakh olam (בְּרִית מֶלַח עוֹלָם).

Recupere o real significado bíblico.

Ser o “sal da terra” é ser decididamente respeitável, inquebrável, como uma aliança de sal. Quando Jesus proferiu o Sermão da Montanha vinte séculos atrás, ele disse as palavras “sal da terra” em hebraico – melakh ha-aretz – e todos o compreenderam. Hoje lemos essas palavras traduzidas e muito se perde do seu significado.

Matricule-se em nossos cursos de Hebraico Bíblico on-line e em tempo real e recupere o verdadeiro significado das Escrituras.

Aprender hebraico bíblico online no Instituto Israel de Estudos Bíblicos

Mensagem original de Yoel Adler,
IsraelBiblicalStudies.com

,

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora