O que El Shaddai significou para Jacó?

Lemos o texto exato dessa segunda bênção (aquela que na verdade foi destinada a Jacó por Isaque) em Gênesis 28:3-4. Todas essas palavras se concretizaram. Elas prometeram a Jacó que Deus, o Provedor, lhe daria um grande número de descendentes e que eles teriam sua própria Terra (esta bênção é muito diferente daquela que ele roubou de seu irmão Esaú).

וְאֵל שַׁדַּי יְבָרֵךְ אֹתְךָ וְיַפְרְךָ וְיַרְבֶּךָ וְהָיִיתָ לִקְהַל עַמִּים

Que El Shaddai os abençoe, os torne férteis e numerosos, para que se tornem uma assembléia de povos.
(Gn 28:3)

Esta bênção particular invoca o nome de Deus como אֵל שַׁדַּי (El Shaddai).

Como mencionado acima, a etimologia hebraica deste nome especial não é certa. Várias teorias foram apresentadas sobre o seu significado.

Um explica que El Shaddai é “Deus Todo-Poderoso”, um nome relacionado com o verbo hebraico שָׁדַד (shadad), que significa “destruir, espoliar”.

Outra teoria fala do “Deus das Montanhas” – um nome relacionado com a palavra acadiana shadau.

Também é bem possível que El Shaddai, em vez disso, deva ser traduzido como “Deus, o Provedor”, “Deus que é Suficiente” ou “Deus, o Suficiente”.

Há duas razões básicas para tais interpretações. A palavra שַׁדַּי (shaddai) pode estar conectada com a palavra raiz hebraica para “peito” שד (shad).

O seio feminino é um dos símbolos claros de provisão para o início e a própria substância da vida e nutrição humana.

Alternativamente, a letra ש (shin) pode ser entendida como um prefixo que significa “então”. Neste cenário, די (dai) pode significar “suficiência” que em hebraico significa literalmente “suficiente”.

Trecho extraído do livro The Hebrew History of Jacob (Jewish Studies for Christians Book 6) (A História Hebraica de Jacó – Estudos Judaicos para Cristãos, Livro 6). Autor original: Eli Lizorkin-Eyzenberg.


Veja também no Blog Bíblia se Ensina:


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora